/ #jwt #auth #json web token 

Entendendo tokens JWT

O JWT é um padrão (RFC-7519) de mercado que define como transmitir e armazenar objetos JSON de forma compacta e segura entre diferentes aplicações. Os dados nele contidos podem ser validados a qualquer momento pois o token é assinado digitalmente.

Ele é formado por três seções: Header, Payload e Signature.

O Header é um objeto JSON que define informações sobre o tipo do token (typ), nesse caso JWT, e o algorítmo de criptografia usado em sua assinatura (alg), normalmente HMAC SHA256 ou RSA.

Header

Payload

O Payload é um objeto JSON com as Claims (informações) da entidade tratada, normalmente o usuário autenticado.

Essas claims podem ser de 3 tipos:

  • Reserved claims: atributos não obrigatórios (mas recomendados) que são usados na validação do token pelos protocolos de segurança das APIs.

    sub (subject) = Entidade à quem o token pertence, normalmente o ID do usuário; iss (issuer) = Emissor do token; exp (expiration) = Timestamp de quando o token irá expirar; iat (issued at) = Timestamp de quando o token foi criado; aud (audience) = Destinatário do token, representa a aplicação que irá usá-lo.

Geralmente os atributos mais utilizados são: sub, iss e exp.

  • Public claims: atributos que usamos em nossas aplicações. Normalmente armazenamos as informações do usuário autenticado na aplicação.
  • Private claims: atributos definidos especialmente para compartilhar informações entre aplicações.

Payload

Por segurança recomenda-se não armazenar informações confidenciais ou sensíveis no token.

Signature

A assinatura é a concatenação dos hashes gerados a partir do Header e Payload usando base64UrlEncode, com uma chave secreta ou certificado RSA.

Signature

Essa assinatura é utilizada para garantir a integridade do token, no caso, se ele foi modificado e se realmente foi gerado por você.

Isso previne ataques do tipo man-in-the-middle, onde o invasor poderia interceptar a requisição e modificar seu conteúdo, desta forma personificando o usuário com informações falsas. Caso o payload seja alterado, o hash final não será válido pois não foi assinado com sua chave secreta.

Apenas quem está de posse da chave pode criar, alterar e validar o token.

Resultado final

O resultado final é um token com três seções (header, payload, signature) separadas por “.” — ponto.

Token JWT

Usando o token

Ao fazer login em um serviço de autenticação um token JWT é criado e retornado para o client. Esse token deve ser enviado para as APIs através do header Authorization de cada requisição HTTP com a flag Bearer, conforme ilustra o diagrama abaixo.

Authorization: Bearer [token]

Diagrama de sequência usando token JWT

Em posse do token, a API não precisa ir até o banco de dados consultar as informações do usuário, pois contido no próprio token JWT já temos suas credenciais de acesso.

Nos próximos artigos mostrarei como criar uma API em ASP.NET Core com autenticação usando JWT.

Espero que tenham gostado e se ficou alguma dúvida ou tenham críticas e sugestões, por favor entrem em contato.

Abraços!

Referências

Deixe seu comentário